Quais são as sensações que o tratamento da Ibogaína causa?
Muitas pessoas ainda confundem a Ibogaína com a Ayahuasca. Isso, então, faz com que associem o tratamento da planta africana aos vômitos, enjoos e alucinações típicos do ritual indígena. E isso não é necessariamente verdade, especialmente no que diz respeito ao efeito psicológico. Segundo o médico Bruno Rasmussen, clínico pioneiro na pesquisa sobre o uso da planta no Brasil, o efeito mental não é desconfortável.
Aqui, então, não existem alucinações e desconfortos, mas uma espécie de limpeza da mente. É como se o paciente estivesse sonhando acordado, em estado de introspecção.
Por isso, são comuns relatos de lembranças da infância durante as sessões em que a Ibogaína está em efeito. Igualmente, são naturais os depoimentos que apontam para o reconhecimento de algo que se gostava e se perdeu no tempo, de talentos ou mesmo de sensações prazerosas da vida.
Segundo Claudio Naranjo, psiquiatra chileno, a substância é onírica e não alucinógena. É por isso que o cérebro entra numa espécie de sonho acordado, em que as imagens, sons e recorrências podem ser diversas. Esse efeito também é conhecido pelo termo “expansão de consciência” em que é possível até mesmo entender alguns caminhos que prejudicam a vida e o dia a dia e o esclarecimento de qual é aquele em que se encontra o melhor para o seu futuro.
É como se fosse um estado de autoconhecimento e de análise. Ao final, é possível tirar tanto dessa experiência quanto dos efeitos positivos que o cérebro sofre, especialmente no córtex frontal, todas informações que se precisa para sua transformação. Tudo isso faz com que hoje existam milhares de relatos de sucesso do uso da Ibogaína no tratamento contra o vício de substâncias químicas. Embora não exista cura para a dependência, é possível controlá-la e pará-la.
Assim, a Ibogaína se tornou uma opção viável de realmente controlar um vício e retomar as rédeas da própria vida, com uma reconexão com o próprio corpo e cérebro. É como se uma linha do tempo fosse encerrada para que outra, de sucesso e de reconhecimento se torne a principal.